Banco Central divulga ranking das instituições mais problemáticas
no segundo semestre. Segurança e desinformação sobre serviços lideram as
queixas
O Bradesco foi o conglomerado que mais recebeu reclamações junto ao
Banco Central (BC) no segundo semestre de 2016, segundo ranking
divulgado pela instituição. A empresa foi alvo de 5.443 registros feitos
pelos consumidores no período.
Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações, e Santander, com 1.661,
apareceram na sequência. Queixas referentes a irregularidades em
segurança e privacidade, informações referentes aos serviços ou produtos
e problemas com privacidade nos cartões de crédito estão entre os
principais problemas reportados.
Na análise do BC, boa parte dos problemas com o Bradesco foram
resultantes da fusão entre o banco e o HSBC, realizada em outubro, o que
naturalmente gera aumento nas demandas e instabilidade durante o
período de transição.
“É uma questão conjuntural e, por mais que a instituição se preparasse
para esse processo, houve problemas na integração que acabaram colocando
o conglomerado financeiro na primeira posição do ranking semestral”,
diz o chefe adjunto no Departamento de Atendimento Institucional (Deati)
do BC, Carlos Eduardo Rodrigues. “De acordo com dados preliminares de
janeiro, o volume de reclamações contra o Bradesco já está retornando ao
patamar observado antes do mês de outubro”, completou.
o Ranking de Instituições por Índice de Reclamações é acompanhado
mensalmente pelo BC com base nas reclamações referentes às instituições
financeiras que chegam à entidade. O número de reclamações
contabilizadas considera apenas as queixas procedentes, isto é, em que o
cliente tem razão de acordo com o que prevê a regulação do setor pelo
BC.
A partir delas, o BC compõem um índice em que, quanto mais alta a
pontuação, maior foi o número de reclamações recebidas pela instituição.
Fonte: Consumidor Moderno
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